segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os Emergentes dos Emergentes (na visão da FGV)

“Os Emergentes dos Emergentes: Reflexões Globais e Ações Locais para a Nova Classe Média Brasileira (The Bright Side of the Poor)”. Com esse título pomposo, a equipe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas divulgou hoje trabalho no qual discute a redução da pobreza e o crescimento da classe média brasileira nos últimos 15 anos.

Compilando dados de diversas origens, o CPS-FGV buscou examinar, mais do que as semelhanças, as diferenças no desenvolvimento dos BRICS. E descobriu que, embora possa ter taxas de crescimento ainda inferiores à Índia e China, o Brasil é o único dos BRICS que tem conseguido, de forma consistente, reduzir a desigualdade social.

Isso porque no Brasil (e, dentre os BRICS, apenas no Brasil) a renda das famílias tem crescido sistematicamente acima do PIB, fazendo cair o índice de Gini. Desde 2003, cerca de 50 milhões de brasileiros (mais do que uma Espanha!) se juntaram ao mercado consumidor.

Além disso, (ou o que é mais provável: exatamente por isso) o Brasil lidera os BRICS com folga no quesito “grau de satisfação com a vida” ou, de forma mais direta, “felicidade”. Isso ocorre tanto com o “índice de felicidade presente” quanto com o “índice de felicidade futura”: neste último, o Brasil é o líder mundial.

As conclusões que podemos tirar são muitas: o Brasil seria talvez o único BRICS com uma perspectiva de crescimento estável, eis que a nova classe média (os “emergentes dos emergentes”) poderá, com seu consumo, estimular o crescimento do PIB mesmo no evento de uma crise mundial (como, aliás, já ocorreu na Crise Global de 2008-2009). E a sensação de felicidade causada pela mobilidade social, estabilidade econômica e democracia política estimularia as famílias a consumir/investir/planejar, criando um círculo virtuoso.

Evidentemente, muitas fraquezas ainda precisam ser enfrentadas: educação e infraestrutura são algumas das mais óbvias. No entanto, hoje mais do que nunca o Brasil representa, em carne e espírito, o ”país do futuro”.

O estudo completo está disponível na internet: http://www.fgv.br/cps/brics/