sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Chova ou faça sol, seja cliente de um Escritório Virtual!

Sol escaldante no Rio. Chuvas intensas em São Paulo. Ventos, raios e enchentes no Sul e Centro-Oeste do país, estiagem na região Norte... O verão de 2010 tem sido marcado por eventos meteorológicos extremos, intensificados pelo fenômeno El Niño. Para alguns, uma prévia do clima em um futuro próximo, comprometido pela mudança climática que se avizinha...

O fato é que o clima, variável cuja influência econômica normalmente associamos apenas às atividades agrícolas, está neste verão causando grande impacto também nas cidades.

O caso mais óbvio é o das enchentes, que em alguns casos simplesmente impedem o deslocamento de funcionários aos respectivos locais de trabalho.

É claro que, frente a todos os prejuízos e riscos que podem ser causados por chuvas e enchentes, os constrangimentos ao ir e vir podem parecem mera inconveniência. Não obstante, é uma inconveniência que atinge milhares de pessoas e seu impacto não pode, portanto, ser desprezado.

Quantos de nós, após aquela chuva inesperada, optaram por enfrentar o trânsito caótico até o local de trabalho para concluir uma tarefa atrasada ou participar daquela reunião inadiável ― e simplesmente, não conseguiram chegar? E quantos ficaram em casa, assumindo o prejuízo de faltar ao serviço, perder um compromisso ou deixar de fechar uma venda?

É verdade que, com o advento da mobilidade (celular, notebook, internet) é possível fazer muita coisa à distância, até mesmo de casa. Li um bom artigo sobre o tema (Imprevistos na rotina: o home office é válido?) destacando os prós e contras de ficar em casa nessas situações.

Mas não existiria outra solução? Claro: se houver um escritório virtual não muito distante de sua residência, ou em local de acesso mais fácil.

Ao contrário de uma residência, o escritório virtual estará totalmente estruturado para permitir que o funcionário execute suas tarefas: internet, telefone, computador, salas mobiliadas, rede wireless e um ambiente profissional, sem as distrações e incômodos que podem surgir quando se trabalha em casa.

Além disso, o escritório virtual pode alugar essas facilidades por período de um dia, ou mesmo apenas 1 hora ― isto significa que o problema pode ser solucionado a um custo muito baixo para a empresa.

Empresas e profissionais deveriam pesquisar as opções de escritórios virtuais nas proximidades, pois podem vir a ser excelentes alternativas ao trabalho doméstico de emergência ou à simples falta ao serviço.